Entrevista a Carlos Meireles (Director Desportivo)
Carlos Miguel De Almeida Meireles
29 Anos, Administrativo
Percurso desportivo até chegar a A.R.Areal
Comecei por jogar futsal aos 10 anos na A.R.Areal e na EB 23 S.Rosendo como guarda-redes. Mais Tarde, com 15 anos de idade ingressei no futebol 11 do F.C.Tirsense, onde me lesionei e passei 4 meses a fazer recuperação. Devido a esta lona ausência substituíram-me na equipa e pediram-me para ganhar ritmo competitivo no campeonato de juniores concelhio de futebol de 11. No início da época seguinte houve mudança de treinador e fui dispensado por já existirem 3 guarda-redes e devido ao facto deste novo treinador não conhecer o meu trabalho.
Regressei ao futebol concelhio. Fiz duas épocas nos juniores do tarrio onde ganhei tudo o que havia para ganhar (campeonato, Taça e Super Taça).
Quando ingressei na equipa sénior tive mais uma paragem forçada, com a duração de seis meses, devido a uma calcificação do ombro esquerdo.
Na época seguinte fui prestar provas a uma das mais importantes equipas do futebol de 11 sénior do concelhio A.B.C.D. Depois de dois treinos nesta equipa o treinador inseriu-me no plantel onde passei a jogar durante 3 anos alternadamente com outro Guarda-redes muito bom e que já tinha sido profissional Miguel Neves. Após essas três épocas onde ganhamos 3 campeonatos, 2 Taças e 2 super Taças, surgiu-me outro problema, desta vez na coluna e que me impossibilitou de continuar a jogar Futebol.
Como o gosto pelo futebol é muito grande, comecei a treinar Guarda-redes na mesma colectividade durante 3 anos onde ganhamos 2 campeonatos e uma Taça.
Seguiu-se uma proposta A.R.Areal para treinar a equipa de Futsal júnior. Aceitei esta proposta como um novo desafio bastante diferente daquilo que já me tinha feito até então. Após o primeiro ano de adaptação fizemos uma segunda época fantástica a todos os níveis, uma vez que ganhamos todos os troféus que disputamos (campeonato, taça, prova extra e super taça com registos fantásticos de sermos a melhor defesa e melhor ataque com média de 4,5 golos marcado por jogo e 0,4 golos sofridos por jogo).
Em Fevereiro de 2009 fui convidado a pertencer a direcção da A.R.Areal, convite que aceitei com muito gosto. Posteriormente fui nomeado com responsável pela secção de Futsal onde comecei a trabalhar logo após ter tomado posse em inícios de Abril.
Elaboramos um projecto desportivo que contempla todos os escalões de futsal da associação mais um que faltava: Os seniores masculinos; o que veio a concretizar devido ao empenho de todos, inclusive dos atletas e dirigentes convidados a participar no projecto, que até a data esta a ser superiormente ultrapassadas as expectativas bem como as da outra equipa federada no caso as escolinhas que estão também a fazer um campeonato espantoso. Para futuro os desejos centram-se na federação dos restantes escalões ( infantis, iniciados, juvenis, juniores e feminino).
Sindikato: Depois do recente projecto de futsal sénior ter arrancado, Associação Recreativa do Areal passou a ter todos os escalões etários na modalidade de futsal, qual o próximo passo?
Meireles: O próximo passo é conseguir arranjar meios suficientes para federar os escalões que se encontram a disputar o campeonato concelhio de futsal (infantis, iniciados, juvenis, juniores e feminino).
Sindikato: Assumiste uma grande responsabilidade quando abraças-te o projecto de futsal do areal, tem valido a pena o esforço?
Meireles: Quando se anda por gosto nunca nos cansámos, com um grupo como este vale a pena todo o esforço.
Sindikato: Quais as aspirações desportivas determinadas para esta época, da equipa de futsal sénior masculina?
Meireles: Como ano de estreia, as aspirações de consolidar o projecto e fazer um campeonato tranquilo e sobretudo deixar uma boa imagem perante as outras associações bem como fazer boas amizades com as mesmas.
Sindikato: O que pensas deste arranque de época da equipa de futsal sénior masculina?
Meireles: Só o facto de termos conseguido reunir todas as condições quer financeiras quer logísticas já foi uma vitoria, em relação ao desempenho da equipa tem sido fantástica, pois conseguir 12 pontos em 15 possíveis é muito bom quase perfeito.
Sindikato: Há quem aponte a equipa da A.R.Areal como candidata ao título da 3ªDivisão Distrital, achas isso possível?
Meireles: Honestamente, depois deste trabalho todo e deste arranque de época, acho que sim. A qualidade do plantel quer individual quer colectiva é muito boa e se ainda juntarmos um trabalho que está a ser exemplarmente feito pelo treinado Luís Mendes vemos que acertamos nas escolhas, o que a mim e a Direcção nos enche de orgulho.
Sindikato: Com a corrida ao título ainda com um longo percurso pela frente, quem achas que reúne melhores condições para lutar pela vitória final?
Meireles: Para já é muito cedo e pelo que vi, vamos ter um campeonato muito renhido e muito disputado, só depois do Natal é que se deve ter a verdadeira noção dos candidatos ao título da 3ªdivisão bem como as equipas que lutam pela subida de divisão.
Sindikato: Para Terminar, gostarias de deixar alguma mensagem aos nossos atletas, sócios e simpatizantes?
Meireles: Sim, que nos acompanhem e apoiem todas as equipas, pois tenho a certeza que com ajuda deles, estes atletas que defendem a camisola desta associação vão dar tudo para retribuírem o apoio com vitórias, tendo o prazer de ver A.R.Areal ser falada pelas suas exibições e pela sua postura.